Efeitos da terapia hormonal com drospirenona e estrogênio sobre a reatividade vascular em ratas espontaneamente hipertensas.

Resumo: A hipertensão arterial (HA) é mais prevalente em mulheres após a menopausa. Dentre os mecanismos da HA após a menopausa estão disfunções endoteliais. A terapia hormonal (TH) visa reduzir os sintomas da menopausa, entretanto as associações de estrógenos e progestógenos em baixas doses tem mostrado eficácia sobre HA na pós-menopausa. A drospirenona (DRSP) é utilizada como TH em associação com o 17β-estradiol (E2), a DRSP é um esteróide derivado da 17α-espirolactona com propriedades antialdosterona e já demonstrou ter efeitos vasculares em mulheres, que ainda não estão elucidados.
O objetivo desse trabalho é avaliar os efeitos da TH com DRSP e E2, na hipertensão e na menopausa, sobre parâmetros cardiovasculares, reatividade vascular coronariana e expressão da enzima óxido nítrico sintetase endotelial (eNOS) e do receptor de estrogênio alfa (REα) nessas coronárias.
Serão utilizadas ratas SHR, com aprovação da CEUA-UFES (023/2012). Divididos nos grupos SHAM, OVX, OVX DRSP e OVX E2. Realizar-se-á medida de pressão arterial (PA), reatividade coronariana, western blot de eNOS e RE&#945; em coronária. Os dados serão analisados por one-way ANOVA e post hoc de Newman-Keuls (p<0,05).
Com isso, esperamos conhecer os efeitos dessa TH na hipertensão e menopausa além de elucidar os mecanismos pelos quais esses ocorrem.

Data de início: 30/05/2012
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador GLAUCIA RODRIGUES DE ABREU
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105