Laboratórios

A maior disponibilidade de recursos financeiros de órgãos de fomento local e nacional dos últimos anos permitiu a aquisição de equipamentos que começaram a viabilizar o aprofundamento das pesquisas, tradicionalmente conduzidas em preparações in vivo e in vitro, para os níveis moleculares dos seres vivos. Por exemplo, nos últimos anos, com surgimento dos financiamentos pelos órgãos de fomento locais (FAPES – Fundaçao de Amparo a Pesquisa do Estado do Espirito Santo; FUNCITEC – Fundação de Ciência e Tecnologia do Municipio de Vitória) em paralelo com os financiamentos do CNPq e da CAPES, os laboratórios do PPGCF adquiriram novos equipamentos e sistemas capazes de alavancar as pesquisas dos nossos laboratórios. Podemos citar como os seguintes equipamentos/sistemas: eletroforese e Western blot, espectrofotômetro UV/VIS, termociclador, leitor Elisa, freezers -80º, RT-PCR, citômetro de fluxo, cultura celular, microscópio de fluorescência, sistema mulvany para estudo de vasos de resistência, fluxometro e sistema de registro neural extra celular.
Adicionalmente, as pesquisas em humanos foram significativamente ampliadas através do projeto ELSA (Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto) e dos projetos do Laboratório de Ciências Cognitivas e Neuropsicofarmacologia (LCCNP). Para isso, o ELSA dispõe de aparelhos MAPA, equipamento para registro de Velocidade de Onda de Pressão, doppler vascular, ecocardiógrafo, eletrocardiógrafos, câmera digital de retinografia e plataforma de ultrassonografia, dentre outros. Por sua vez, o LCCNP adquiriu aparelhos para estimulação transcraniana (Transcranial DC Stimulator) e de registro de 28 (Neuron-Spectrum-4/EP) ou até 40 variáveis fisiológicas (QuickAmp 40) em humanos.
Estes esforços do PPGCF para criação de Laboratórios Multiusuários que permitem o acesso de pesquisadores da UFES e de instituições conveniadas a equipamentos de alto custo. Dentre estes, o Laboratório de Histologia Molecular e Imunoistoquímica já se encontra em franca atividade, dispondo de Criostato, Vibrátomo, Microscópio de Força Atômica e Microscópios de Transmissão e Fluorescência com sistema de captura de imagem. Em adição, o Laboratório Multiusuário de Análise Biomolecular, cujas instalações físicas estão sendo finalizadas, já conta com um equipamento HPLC/EQD, citômetro de fluxo, RT-PCR, espectrofotômetro, ultracentrífuga, sistema de eletroforese 2D e freezer -80, dentre outros.
Por fim, o Laboratório Multiusuário de Fisiologia Experimental do Exercício já conta com uma esteira de 6 pistas para condicionamento físico e de uma esteira metabólica com sistema completo de gasometria. Portanto, se incluirmos também, o Projeto para a Construção do Biotério Novo do CCS, o PPGCF captou nos últimos 5 anos cerca de R$ 8.000.000,00 em projetos individuais e Editais CNPq/PRONEX, CNPq Casadinho, CAPES Pró-Equipamentos, INCT e FINEP/CT-INFRA. Estas melhorias tem promovido um impacto gradual na produção do programa, à medida que as importações estão sendo finalizadas e os setups instalados.
Estamos assim trabalhando para atuar de forma coordenada e integrada para otimizar recursos e acelerar a difusão dos resultados obtidos nas nossas pesquisas.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória - ES | CEP 29043-900