Atividades externas

Estágio Pós-Doc:
Em 2011 a CAPES lançou o edital: Programa Nacional de Pós-doutorado – PNPD: Concessão Institucional. Esta modalidade de concessão Institucional consiste em uma chamada nacional às Instituições Federais de Ensino Superior para a apresentação de propostas de projetos de pesquisa, formação e inovação, organizada na forma de um Projeto Institucional. Esta iniciativa da CAPES beneficiou nosso programa, pois permitiu uma ampliação do número de bolsistas de pós-doutorado no PPGC para reforçar, com qualidade, as atividades de ensino e orientação nos níveis de graduação e pós-graduação. Consideramos que esta estratégia da CAPES beneficia o fortalecimento do programa.
O nosso programa possui neste triênio 4 estagiários de pos-doutoramento atuando nos laboratórios do prof. Dalton V. Vassallo, profa Ivanita Stefanon; Profa. Suely Gomes de Figueiredo e profa Gláucia Rodrigues de Abreu. Estes estágios são financiados por bolsas do edital PNPD e do edital pos-doc FAPES.

Programas Sandwich: pós-graduação e graduação:

Um importante incentivo recebido da CAPES no ano de 2012 foi o Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). O PDSE contribuiu na qualificação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão dessas cotas de bolsas diretamente a Instituições de Ensino Superior brasileiras. No ano de 2012 sete doutorandos realizaram o estágio sandwich tanto através deste programa PDSE Institucional e do PDSE. Cinco estudantes de iniciação científica orientados por professores da PPGCF participaram do programa ciência sem fronteira do CNPq no ano de 2012.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória - ES | CEP 29043-900